Formas musicais

O domínio das formas musicais é parte importante do métier do compositor.

Mas é também útil ao ouvinte!

Nas artes visuais a forma acontece no espaço, mas as formas musicais organizam-se no tempo.

FORMAS MUSICAIS.
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Formas Musicais: úteis para todos.

Do ponto de vista do compositor, uma obra mais longa requer muito mais domínio das formas musicais do que uma obra curta.

E o mais interessante é que do ponto de vista do ouvinte acontece algo semelhante.

Ouvir uma obra mais longa requer muito mais atenção do que uma mais curta, e esta é uma das dificuldades da música erudita.

Muita gente diz que não gosta, mas na verdade apenas tem dificuldade em manter a atenção na música por muito tempo.

Uma canção popular simples dura apenas três ou quatro minutos e é formada por uma ou duas melodias.

Já uma sinfonia pode durar uma hora, e é sempre constituída de várias melodias, temas e ritmos diferentes e pode incluir várias formas musicais no seu todo!

Formas Musicais Básicas.

A-B-A

Imagine um compositor especulativo, curioso, que em seu processo criativo procure construir uma obra maior.

Ele não se contentaria com uma melodia simples e curta, por mais bonita que ela fosse, e por isso ele pensaria:

“mas o que é que eu posso fazer para estender, ampliar essa melodia, usando-a como ponto de partida para algo verdadeiramente grande?”

Um dos recursos mais simples seria acrescentar uma outra melodia logo após a primeira.

Esta é uma das formas musicais mais elementares que existem, e nós músicos a chamamos de A-B-A.

A é um primeiro tema, B é um segundo tema, e A é a repetição deste 1º tema.

A forma A-B-A é usada tanto na música erudita quanto na música popular.

No final deste artigo, deixarei dois exemplos pra você ouvir.

Mas prossiga a leitura!

Rondó.

Compreendida a forma A-B-A, é fácil imaginarmos que esse padrão pode ser estendido.

Por exemplo, um compositor pode fazer uma música com a forma:

A-B-A-C-A-D-A.

Pela “fórmula” acima podemos notar que há um tema principal que se repete, e outros temas, secundários, que dão amplitude e diversidade à música.

Essa forma também se consagrou e foi muito utilizada por praticamente todos os compositores dos séculos XVIII e XIX.

Ela é conhecida pelo nome de Rondó, no qual um tema principal, o tema A, surge várias vezes, intercalado com outros temas.

No final do artigo há também exemplos de Rondó para você ouvir.

O Rondó pode ser uma peça avulsa, ou então um movimento de uma Suíte, Sonata, Concerto ou Sinfonia.

MOZART. RONDO.

Tema e Variações.

Vejamos outra possibilidade.

O compositor pode decidir usar apenas uma melodia, mas repetindo-a várias vezes, sempre variada.

Pronto: temos aí outra forma consagrada pelos compositores eruditos: o “Tema com Variações”.

BEETHOVEN. TEMA COM VARIAÇÕES

Conhecer, ainda que basicamente, as principais formas como: A-B-A, o Rondó e o Tema com Variações, nos ajuda muito a manter a atenção durante o desenrolar de uma obra de maior duração e com isso usufruir melhor da boa música!

Exemplos.

Agora, você já pode começar a se divertir!

Ouça os exemplos abaixo:

  1. Um exemplo de forma A-B-A simples na música popular: Garota de Ipanema, de Tom Jobim.
  2. Um exemplo de forma A-B-A simples na música erudita: A Cantilena, 1o. movimento, das Bachianas Brasileiras no. 5, de Heitor Villa-Lobos.
  3. Um exemplo de Rondó na música popular: Odeon, de Ernesto Nazareth.
  4. Um exemplo de Rondó na música erudita: “Gavotte en Rondeau” de J. S. Bach.
  5. Um exemplo de Tema e Variações: 4o. movimento do Quinteto “A Truta”, de Franz Schubert.

Boa audição!

https://www.youtube.com/watch?v=maQ8t8mJkTM

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7 comentários em “Formas musicais”

  1. Egrégio mo. Galindo,
    Sou-lhe muito grata pelo seu empenho em guiar-nos por essas belas veredas, porém “tortuosas” para mim. Eu, que sou analfabeta musical necessito de “placas” e “sinais” para percorrer esse mundo instigante, eletrizante e tão fascinante que é o da música; o senhor os confecciona e os posicionada divinamente – um Virgílio.
    Abraços,
    Mônica

    1. Cara Mônica, muitíssimo obrigado por seu comentário! Mas veja: não é analfabeto em música quem exercita a sensibilidade e se despe dos preconceitos, como você! Saudações Musicais!!!

  2. Na música popular com verso, pré refrão e refrão como devo chamar?
    A | B | C |
    E se tem uma variação na harmonia do verso na 2ª vez seria A1 | B | A2?

    1. Caro Rogério, se for só isso mesmo, ou seja, A-B-C, não há um nome específico.

      No caso de A1-B-A2, chamamos seimplesmente de forma A-B-A, ou forma de canção.

      Abraços do maestro!

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