DICAS DE LEITURA

Olá amigos. Abaixo deixo dicas de vários livros interessantes, que estão à venda na Amazon.

É só dar uma lida e caso queira comprar algum, clique nos links ou nas fotos pequenas e você será direcionado para o site da livraria.

São eles que vendem… eu aqui não vendo nada rsrsrsr

Abraços do maestro!

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Manfred, poema dramático de Lord Byron (1788-1824), serviu de programa para duas obras espetaculares: Manfred: Poema dramático com música em três partes, opus 115, de Robert Schumann, e a Sinfonia Manfred, opus 58, de P. I. Tchaikovsky.

Se você aprecia essas obras, a leitura deste livro irá iluminá-las!

Clicando no link abaixo da foto, você será direcionado à Amazon, onde o livro está disponível em português.

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Estamos em 1785 e, perante dois ouvintes adormecidos, Leopold Mozart rememora seu percurso como pai de um prodígio. Ele quer mostrar ao juízo da História que sempre proporcionou o melhor para o filho, quis fazê-lo o maior compositor da Europa e quando se dá conta de que o filho já atingiu essa condição, vê diante de si apenas um vazio e uma vertigem.

Este livro não é uma biografia de Leopold Mozart, mas, sim, uma apaixonante novela, em que o autor, depois de anos de pesquisa e muita reflexão, traz-nos o que poderia ter sido esse ser humano e artista que experimentou a ventura e a vertigem de ser pai de um gênio inconteste da arte.

A Interpretação da Música- Thurston Dart

O Discurso dos Sons – Nikolaus Harnoncourt

The Film Music of John Williams: Reviving Hollywood’s Classical Style

Se você é apaixonado pelas trilhas sonoras dos filmes de John Williams, e lê em inglês, compre este livro!

O livro está à venda pela Amazon, em papel e também em formato digital.

Vale pena dar uma olhada.

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Saudações Musicais do maestro Galindo!

BEETHOVEN. UM COMPÊNDIO.

Barry Cooper, organizador.

Zahar.

Para mim, um livro fundamental para quem se interessa pela vida e obra de Beethoven.

Sendo um compêndio, tem um índice muito detalhado, que leva o leitor diretamente ao ponto que lhe interessa.

Exemplos:

  • O que Beethoven pensava de política
  • O que Beethoven pensava de religião
  • As Sinfonias
  • As Sonatas
  • Quem eram os amigos de Beethoven

E assim por diante…

Para comprar ou saber mais, clique na figura abaixo abaixo e será direcionado para a Amazon.

Ibrahim Abrão Chaim

A MÚSICA ERUDITA DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XX

(eBook Kindle)

Um excelente livro com muita informação sobre todos os períodos da história na música ocidental.

Leitura agradável, e muito útil também para consultas rápidas.

Veja abaixo todo o conteúdo.

• OS PERÍODOS MUSICAIS
• OS GÊNEROS MUSICAIS
• A ORQUESTRA, OS INSTRUMENTOS E AS VOZES
• OS GRANDES COMPOSITORES E SUAS OBRAS
• AS GRANDES ÓPERAS
• OS GRANDES INTÉRPRETES
• GLOSSÁRIO DE TERMOS MUSICAIS
• A MÚSICA ERUDITA NO BRASIL
• TEXTOS SACROS

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Mário de Andrade

PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA

(Versão em papel e eBook Kindle)

É bem sabida a paixão de Mário de Andrade pela Música. E como se dava por inteiro às coisas que amava, estudou-a até o fim de sua vida. Fala, com autoridade de quem entende do assunto, do gregoriano, da música atonal, dos clássicos, dos modernos, da música popular brasileira, fosse a folclórica, fosse a urbana. Esta Pequena História é para eruditos e curiosos. Pequena porque ele condensou, consciente, para efeitos didáticos. Mas imensa pela maioria dos conceitos emitidos (veja-se o resumo do espírito da obra de Beethoven, por exemplo) e por ser, afinal, uma obra daquele que foi a maior organização intelectual que o Brasil já possuiu.

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Roy Bennett

UMA BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA

da coleção “Cadernos de Música da Universidade de Cambridge”

Uma breve história da música faz parte de uma série de livros didáticos, ilustrados e em formato grande, que atende ao estudante e ao estudioso da música em seus mais variados aspectos. Nesse volume são trilhados os caminhos da música do Ocidente a partir do século IX, quando surgiram as primeiras “composições”; o desenvolvimento da escrita e das ideias musicais e também os instrumentos e práticas adotadas nos diversos períodos dessa evolução. Quadros sinópticos de cada período mostram os vários tipos de música, seus locais de origem, sua gênese cronológica e os principais compositores da época.

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O LIVRO DA MÚSICA CLÁSSICA

Vários autores

O livro da música clássica, título da coleção que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, traz os principais compositores, obras e movimentos musicais que marcaram a história da música no Ocidente. 

 Quem escreveu a primeira ópera? De onde veio o sistema musical de notas? Como os compositores criam as sinfonias? Esse livro responde a essas perguntas e muitas outras, explorando e analisando as principais peças musicais e seu impacto no desenvolvimento da música clássica, desde o nascimento do cantochão até o desenvolvimento do minimalismo moderno.Escrito de forma simples, O livro da música clássica examina mais de noventa obras de compositores lendários e de outros pouco conhecidos, e apresenta infográficos que explicam os principais conceitos e as grandes ideias por trás da criação das obras. Seja você um ouvinte ocasional ou um verdadeiro aficionado, nesse livro você encontrará muito conteúdo para aprimorar a sua compreensão da música clássica.

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João Maurício Galindo e Romain Rolland

BEETHOVEN: AS MUITAS FACES DE UM GÊNIO

Beethoven está mais vivo do que nunca. Suas composições são executadas em orquestras ao redor do mundo e sua popularidade ultrapassa os limites dos apreciadores da música clássica: as quatro notas que abrem sua Quinta Sinfonia são conhecidas por todos e a melodia de Pour Elise tornou-se até símbolo da presença do caminhão de gás. Popular, mas nunca banal: Beethoven é reconhecidamente um gênio. Para celebrá-lo à altura, este livro reúne dois autores: um maestro brasileiro contemporâneo, João Maurício Galindo, e um romancista francês do início do século XX, Romain Roland. Ambos nos situam Beethoven em seu tempo, em sua família, na sua relação com outros músicos, com mecenas, com o público, até com mulheres. Mostram suas idiossincrasias, fraquezas e nos apresentam, enfim, um Beethoven com muitas facetas, desde um ser mitificado, endeusado, até um ser humano – de enormes dimensões, sem dúvida, mas um ser humano como qualquer um de nós.

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Marisa Schargel Maia

VILLA-LOBOS. ALMA BRASILEIRA

Bastante jovem, Villa-Lobos viajou por todo o Brasil, fazendo parcerias com músicos populares do Nordeste e chegando a conviver, na Amazônia, com tribos indígenas ainda arredias. Extraiu das fontes mais profundas da alma musical brasileira a inspiração para mais de mil composições: sinfonias, poemas sinfônicos, trios, quartetos, estudos para violão, choros, bachianas, cirandas e serestas. Apaixonado pelo Brasil e convencido de sua originalidade, mesclou genialmente Bach e o canto gregoriano com as melodias indígenas e os ritmos dos “chorões” que ouvira em sua juventude carioca. Na Semana de Arte Moderna de 1922 foi vaiado e aplaudido pela novidade de sua música precursora. Concebeu audacioso programa de educação musical, formando centenas de professores. É unanimemente considerado o mais importante compositor clássico das Américas.

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José d’Assunção Barros

OS CHOROS DE VILLA-LOBOS COMO RETRATOS DO BRASIL

Formato: eBook Kindle

Este livro busca examinar uma das mais inventivas fases do trabalho musical de Villa-Lobos: a década de 1920. Será analisada, particularmente, a série dos Choros. O problema examinado é o encaminhamento de um retrato do Brasil através desta série de composições de Villa-Lobos. Depois de algumas reflexões sobre o Choro como um gênero popular da música brasileira, os Choros de Villa-Lobos são abordados como um novo e específico gênero musical recriado por Villa-Lobos, apresentando como principal característica a combinação de diversas tradições nacionais e populares a partir de um tratamento modernista e experimental.

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Manoel Segwer

VILLA-LOBOS: O FLORESCIMENTO DA MÚSICA BRASILEIRA

Mundialmente conhecido, Heitor Villa-Lobos foi um dos compositores latino-americanos mais importantes da música erudita de sua época. Apesar de nunca ter se enquadrado em um movimento cultural específico e ter sido desconhecido do público e atacado pela crítica por muito tempo, o músico produziu uma extensa obra que une, de forma multifacetada, a música brasileira tradicional com a europeia. Uma obra, sobretudo, sui generis, em que o músico fundiu aspectos da música brasileira até então realizada aos sons da mata, aos traços indígenas e africanos da cultura brasileira e a algumas das características das cantigas, dos choros e sambas nacionais. Manuel Negwer apresenta-nos em Villa-Lobos: O florescimento da música brasileira toda essa heterogeneidade das criações do músico brasileiro, assim como um amplo estudo das correntes culturais no Brasil da primeira metade do século XX. Negwer também nos leva pelas tradições nacionais que influenciaram e vida e a obra de Villa-Lobos por meio de uma união fascinante entre elementos biográficos e elementos culturais e históricos do Brasil de Villa-Lobos.

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Malu Marzagão

HEITOS VILLA-LOBOS E O CANTO ORFEÔNICO: UM PROJETO PARA REESTRUTURAÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL.

Formato: eBook Kindle

O canto orfeônico de Heitor Villa Lobos foi mais do que apenas um projeto de educação musical: foi também um elemento emblemático do contexto histórico que fomentou a formação da identidade nacional brasileira. A linguagem musical desempenhou um papel importante na formação das identidades nacionais em geral, no mundo todo. E não só através dos hinos nacionais oficiais e das canções populares. A aproximação de Villa Lobos das políticas educacionais está atrelada à sua posição nacionalista; os objetivos estéticos de Villa se alinham ás suas atividades como educador. Nas concentrações orfeônicas, os laços de solidariedade eram reforçados através da vivência musical: as ondas sonoras que ressoavam, não só nos corpos daqueles que participam, mas em todo o ambiente, condiziam, intuitivamente, os sujeitos a experimentarem uma concentração coletiva, assim realizando uma espécie de comunhão ritual em nome de uma nova identidade brasileira, cuja forma era articulada entre artistas e governo.

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Heitor Villa-Lobos

O PIANO E A CRIANÇA

Este álbum reúne as principais obras que Villa-Lobos dedicou ao ensino e repertório pianístico para crianças e adolescentes. Contém as coleções Brinquedo de roda, Petizada, Primeira suíte infantil, Segunda suíte infantil, Histórias da carochinha e Cirandinhas, todas completas, totalizando 37 peças para piano solo, nas quais encontramos forte presença de referências a temas do folclore brasileiro, característica mantida em toda a produção do compositor.

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Carol McDavit

VOZES DAS AMÉRICAS: ENCONTRO DAS CULTURAS EUROPÉIA, AFRICANA E INDÍGENA NAS CANÇÕES DE CÂMARA DE HEITOR VILLA-LOBOS E AARON COPLAND

O gênero canção de câmara ou erudita – art song em inglês – pode ser definido como a versão musical de um poema lírico para voz, com acompanhamento de piano e/ou outros instrumentos. O repertório de canções eruditas dos dois países onde a autora tem raízes, os Estados Unidos, onde nasceu, e o Brasil, seu país de adoção, sempre teve destacada presença em sua atividade profissional de recitalista e professora de canto. Este livro reflete isto. O livro inicia com um breve histórico do desenvolvimento da canção erudita nos EUA e no Brasil, destacando que somente no século XX compositores das Américas começaram a romper com as normas europeias eruditas e buscar inspiração em suas raízes, para encontrar uma voz verdadeiramente nacional. Isto se reflete na obra vocal de dois expoentes máximos da canção de câmara brasileira e norte-americana, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Aaron Copland (1900-1990), que são o objeto principal do livro. A visão nacionalista de Villa-Lobos Heitor, o maior compositor brasileiro e um dos mais importantes do século XX das Américas, alcança momentos superlativos nas Modinhas e Canções, que incluem melodias inteiras de cantigas de roda, canções de escravos, e de folclore, e algumas canções originais, inspiradas nos estilos antigos de modinha e lundu. Aaron Copland foi um destacado representante da voz verdadeiramente norte-americana. Por ter vivido quase o século XX inteiro, Copland foi influenciado por todas as tendências na música ocidental erudita deste período e criou obras inovadoras, incorporando formas populares – como jazz e folclore – de maneira única. As Old American Songs são adaptações de hinos e canções minstrel e populares, que retêm a espontaneidade original das melodias folclóricas. O livro oferece uma análise comparativa e interpretativa das Modinhas e Canções e das Old American Songs, tomadas como paradigmas da obra vocal de Villa-Lobos e Copland e que apresentam diversas características em comum: são representativas de dois destacados compositores do Brasil e dos EUA; são do período nacionalista dos anos 1930 a 50 do século XX e baseadas ou inspiradas pela canção folclórica ou popular; foram compostas para voz solo e piano; e abrangem uma ampla gama de exigências técnicas musicais e vocais, que as tornam accessíveis ao cantor em diferentes estágios de sua formação. A autora oferece sugestões para a interpretação dessas obras, que podem ser aplicadas ao estudo de outras canções do variado e inspirado repertório vocal brasileiro e norte-americano. Para o cantor não americano, as Old American Songs abrem uma janela para o estilo vocal americano e oferecem um belo exemplo do uso sensível do idioma inglês americano. Existe pouquíssimo material sobre como cantar em português brasileiro e absolutamente nada no que diz respeito ao inglês americano para o cantor brasileiro. No apêndice, estão apontados os desafios principais da dicção lírica nesses idiomas e sugeridas diretrizes para o estudo dos respectivos repertórios vocais, destacando particularidades de sotaques e regionalismos. Para facilitar este estudo, estão incluídos nos anexos, os textos das Modinhas e Canções e Old American Songs, com transcrições em símbolos do IPA, e traduções literais e poéticas das canções de Copland.

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