Allegro, andante, adagio, e outras palavras.

Com freqüência eu recebo mensagens perguntando o significado de palavras como Allegro, Andante, Adagio.

Simples: Allegro, Andante e Adagio, entre outras, são palavras utilizadas pelos compositores para indicar a velocidade com a qual suas obras devem ser tocadas.

Quando um compositor escreve “Allegro” no início de uma partitura, ele está dizendo para o intérprete que a peça em questão deve ser tocada em andamento rápido.

Allegro - exemplo

Quando escreve “Andante” no início de uma partitura, ele está dizendo para o intérprete que a peça deve ser tocada em andamento moderado, nem rápido, nem devagar.

Andante - exemplo

E a palavra “Adagio”, escrita na partitura, indica que a música deve ser tocada lentamente.

Adagio - exemplo

Isso, caro leitor, é o básico;  podemos nos aprofundar no assunto.

Evidentemente não existem apenas três velocidades em que as obras musicais podem ser tocadas.

Para indicar todas as demais possibilidades, os compositores dispõem de muitas outras palavras.

Outras possibilidades

Para músicas bem rápidas as palavras “Vivace”, “Presto” ou “Prestissimo” são usadas

Também há expressões compostas por duas ou mais palavras: Allegro Molto, Allegro Vivace, Allegro Assai, Alegro ma non troppo.

Allegro vivace - exemplo

Allegro Molto pode ser traduzido por “muito alegre”. Allegro Vivace por “alegre e vivaz”, Allegro Assai por “bastante alegre” e Allegro ma non troppo por “alegre mas não muito”.

Voltemos aos andamentos lentos. Além de Adagio, são usados ainda “Largo” e “Grave”.

E aqui continuam valendo as combinações, como Adagio molto, Largo ma non tanto.

Portanto as expressões “troppo”, “molto”, “ma non tanto”, entre outras, “temperam”, por assim dizer, essas volocidades extremas.

Mas há outras combinações que não dizem respeito apenas à velocidade, mas também ao caráter que a música em questão deve ter.

Por exemplo: “Largo e Mesto”, que quer dizer “lento e melancólico”. “Allegro con brio”. “Vivace con spirito”. “Allegro con fuoco” – alegre e com fogo. “Adagio Grazioso”, entre tantas outras possibilidades.

Adagio - exemplo

Andamentos médios

Vamos agora aos andamentos médios ou moderados, que    também podem apresentar muitas sutilezas.

Como vimos, a palavra mais usada nesse caso é andante, ou seja, a velocidade em que se anda.

Isso, por si, já pode dar margem a muitas interpretações – afinal, pode-se andar em muitas velocidades diferentes – o que faz com que o intérprete tenha que apelar para o seu bom senso, intuição e gosto pessoal.

E além do andante, os compositores têm à sua disposicão para os andamentos médios as palavras “larghetto”, e “andantino”.

Em teoria o larghetto é mais lento que o andante, enquanto o andantino é um pouco mais rápido.

Um andamento que está entre os moderados mas já na fronteira com os rápidos é o allegretto – em português, “allegrinho”.

Allegretto - exemplo

Andamentos lentos

Agora, as diferenças entre Adagio, Largo e Grave – os andamentos lentos.

Adagio, em italiano quer dizer lentamente.

Largo    tem o mesmo significado que em português: temos portanto que usar nossa imaginação e procurar compreender o que seria uma música larga, ampla, espaçosa…

Um tanto subjetivo, não é, caro ouvinte? Na hora de tocar um Largo, além de tocar lentamente, o intérprete tem que passar essa sensação de amplitude…

Temos ainda, associada aos andamentos lentos, a palavra “Grave”.

Grave tem em italiano o mesmo sentido que em português: circunspecto, sério, severo, rígido.

Assim, além de tocar a música lentamente, os intérpretes devem buscar esse caráter.

Às vezes algumas dessas indicações podem nos confundir.

Vejam esta por exemplo, que está associada ao primeiro movimento da Sonata para piano no. 8, de Beethoven:

“Grave. Allegro di molto e con brio”

Mas como assim? Grave e Allegro di molto, ao mesmo tempo?

Acontece, caro leitor, que não é ao mesmo tempo. Essa expressão quer dizer que a música começa lenta (Grave) e depois fica rápida (Allegro).

É mesmo uma miríade de possibilidades!

Abaixo temos uma foto da contracapa de um CD com três sinfonias de Haydn. Cada sinfonia tem 4 movimentos. São portanto 12 andamentos diferentes. Aí você terá uma pequeno panorama dessa “miríade” à qual me referi.

Allegro Andante Adagio exemplos em um CD

Aviso importante

Essas expressões todas são indispensáveis aos intérpretes. Toda vez que um intérprete vai estudar uma nova partitura, ele deve prestar muita atenção nessas indicações, o que é indispensável para uma execução fiel às intenções do compositor.

Mas para os ouvintes, elas não têm grande importância. São informações que podem ser eventualmente interessantes para alguns. Mas de modo algum o ouvinte precisa se preocupar com elas para usufruir de boa música.

E falando em usufruir, termino este texto com três links para você ouvir peças em três andamentos totalmente diferentes: um Larghetto, um Allegro molto appassionato e um Adagio cantabile.

Mas antes de ouvir, vá até o final da página e deixe seu comentário e sugestões para novas postagens.

Saudações Musicais do maestro

João Mauricio Galindo

Mozart, 2o. movimento, Larghetto do Concerto para Piano no. 26. Friedrich Gulda, solista e regente. Orquestra Filarmônica de Munique.
Allegro molto appassionato: primeiro movimento do concerto para violino e orquestra de Felix Mendelssohn. Intérpretes não indicados.
Adagio cantabile, 2o. movimento da Sonata para piano no. 8 de Ludwig van Beethoven. Interpretação de Daniel Baremboin

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22 comentários em “Allegro, andante, adagio, e outras palavras.”

  1. O conhecimento nunca é de mais, por mais que se tenha noção do significado dos termos é sempre bem vinda uma nova leitura dos mesmos, nem que seja para fixar mais profundamente nas “células musicais”, por assim dizer. E são palavras agradáveis à vista, um bônus do idioma italiano.

  2. Boa Tarde Maestro,
    Saudações musicais.

    Somente agora pude ler sua postagem.

    Muito obrigado pelas dicas e belas músicas

    Forte Abraço

    Airton

  3. Obrigada pelos artigos sempre muito claros e objetivos, mesmo para quem não entende nada de música!
    O desenho dos Mini Einsteins tem um capítulo sobre o allegro e adagio muito educativos para crianças.

  4. Sr. Galindo: muito bom, gostei muito. Esses termos, utilizados em música, nunca os esqueci. Gostei demais. Faz anos, no entanto, que pouco tenho ouvido notícia de concertos… por causa da Covic, talvez? Eu ouvia, muito, a rádio Cultura, que nem sei se existe mais.
    Muito bom.

    1. Olá Dori, boa tarde.

      Agradeço por sua mensagem e peço desculpas pela demora em responder.

      Olhe, a Rádio Cultura existe, sim.
      Sintonize:a no 103,3 Mhz.

      Eu tenho dois programas, lá, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”.

      Clique nos link abaixo para ter informações sobre eles:

      https://cultura.uol.com.br/radio/programas/pergunte-ao-maestro/
      https://cultura.uol.com.br/radio/programas/encontro-com-o-mastro/

  5. Muito interessantes seus comentários, anhadendo as nuances dos tempos musicais. Enquanto às ilustraçôes musicais, de primeríssima. Gulda é fantástico em Mozart e em todo o resto. Enquanto a Baremboim he tido o privilégio de escutarlo vsrias temporádas, como conductor e como intérprete, e em dúo com Marta Atgerich.. Qué prazer! O cuánto tenho a agradecer por ter tido essa satisfação!
    Muito obrigada pelas lembranças, Maestro.

  6. Pingback: Bach e Vivaldi
  7. Maestro
    Eu entendi que o adágio é lento, o grave um pouco mais rápido, o andante é na velocidade de um andar de um caminhante, o allegro é mais rápido etc. Mas eu queria saber exatamente a quanto se deve colocar o metrônomo para cada movimento. É possível você me informar ou eu encontrar um local onde eu tenha uma lista com essa informação? Estudo flauta doce e gostaria de ter esta orientação.
    Grata
    Nilce

  8. Por favor, maestro, por que se ultiliza o termo assai para o adagio? Cresci ouvindo apenas música clássica e até hoje só ouvi no Ravel, no segundo movimento para piano e orquestra, o termo adagio assai (talvez por ignorância minha).

    1. Caro cìcero,

      Rondó e uma forma musical em que um tema principal é tocado várias vezes, intercalado por outros temas secundários.
      Ou seja: Tema A, Tema B, Tema A, Tema C, tema A.
      Ou seja: A-B-A-C-A
      Há tembém uma variante simétrica, ou seja:
      A-B-A-C-A-B-A

      Quanto a qual música é tocada no filme “Em busca der Mozart”: bem, trata-se de uma série, e muitas músicas são tocadas não. Não sei a qual você se refere.]
      Se puder me mandar um link do filme com o ponto, em minutos e segundos, onde está a música, eu vejo para você.

      Abraços do maestro!

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