Olá cara leitora, caro leitor!
Você sabe o que é “yodel”?
Não?
Então ouça:
Isto, caros ouvintes, é yodel; uma técnica de canto especialíssima desenvolvida há séculos pelos povos das montanhas do Tirol. Nesta técnica o cantor ou cantora alterna rapidamente a voz “verdadeira”, digamos assim, com o “falsete”, aquela voz aguda que parece que sai do alto da cabeça.
Alternar essas duas colocações vocais tão diferentes nessa velocidade em que ouvimos é muito difícil; e manter a afinação, mais difícil ainda.
Esse cantor é um dos maiores técnicos do gênero e se chama Franzl Lang.
O que isso tem a ver Ludwig van Beethoven?
A maioria dos textos sobre Beethoven analisa algumas das suas obras mais ambiciosas e monumentais, como a 3ª ou a 9ª sinfonia.
Por isso, desta vez eu decidi relaxar um pouco – no bom sentido, é claro – e mostrar a vocês um lado muito pouco conhecido de Beethoven: o seu interesse pela música popular.
Garimpando em sua imensa obra, e gente encontra algumas pérolas interessantíssimas, como arranjos feitos por ele de melodias tradicionais tirolesas.
Como essa aqui, chamada Ja Madel, ja Madel.
Em algumas de suas canções, Beethoven arrisca se aproximar do “yodel”, mesmo sabendo que os cantores eruditos não têm essa técnica…
O resultado é bem interessante!
Beethoven e o Verbunko
Além das canções e do yodel tirolês, Beethoven tinha outras cartas na manga…. como o Verbunko húngaro.
O verbunko é uma música folclórica húngara do século XVIII; a palavra verbunko vem do verbo werben, que significa recrutar. Essa música e sua respectiva dança eram executadas na Hungria na época do recrutamento militar.
Há muito tempo atrás eu ligo um artigo de um musicólogo alemão chamado Attila Csampai, e nunca mais ele saiu da minha cabeça. Segundo ele, Beethoven o querto movimento da sétima sinfonia de Beethoven não era nada mais que um verbunko estilizado e eruditamenbte trabalhado.
Eu então dedidi garimpar o Youtube…. e encontrei um filme caseiro, no qual um grupo de amigos húngaros se diverte tocando e dançando um verbunko.
Pois acredite, há mesmo uma semelhança muito gande entre o ritmo frenético do verbunko e do 4º movimento da 7ª sinfonia.
Ouça e depois me diga se concorda comigo ou não….
Beethoven e a Música Popular Alemã
Mas não foi apenas em locais mais distantes, como os alpes suícos ou a Hungria, que Beethoven procurou música popular. Dentro da sua Alemanha ele também achou muita inspiração. Estou falando das 24 danças Alemãs que Beethoven escreveu para orquestra.
Alguém pode ouvir uma da danças alemãs e pensar: “ah, mas esta dança tem uma sonoridade de música clássica”. Na verdade é o contrário: a música clássica de Beethoven, assim como a de Haydn, é que está fortemente calcada na música popular germânica.
Ouça uma delas.
Tema popular numa grande Sinfonia de Beethoven.
A música popular é muito importante na obra de Beethoven. Ela está presente em várias de suas grandes e eruditas obras.
Vamos a um exemplo final: 0 último movimento da sua monumental Sinfonia no. 3, a Sinfonia “Eroica”.
Por hoje fico por aqui!
Até a próxima!
Um comentário em “Beethoven Popular”